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terça-feira, 10 de maio de 2016

A valorização da ciência na educação

Uma coisa é certa!!! Os seres humanos vivem se questionando, são questionamentos constantes sobre diversos assuntos.
Mas, os grandes estudiosos, pesquisadores e cientistas também se questionam, passam por momentos de dúvidas, ou seja, não são dogmáticos, nem sempre têm certeza do conhecimento. Ás vezes o conhecimento precisa ser mudado de acordo com a necessidade, quando um modelo não faz mais sentido ou não tem mais utilidade é preciso fazer mudanças e o mesmo ser melhorado. Esse melhoramento só é possível porque começam os questionamentos e as incertezas. 

Quando trata-se de um conhecimento técnico, os questionamentos são feitos por especialistas, mas quando trata-se de conhecimento ético, os questionamentos são feitos pela sociedade.
O elemento que faz a ponte entre o sujeito e o objeto é o método, ou seja, o caminho utilizado para se alcançar a meta.
Na ciência, o que é teórico deve ser real na prática e deve ter uma valorização entre o método racionalista, dado pela razão e o método empírico, dado pela experiência.

Na educação, tudo o que é ensinado como teoria deve ser repassado na prática, para que o aluno tenha a certeza através de um método experimental que comprove o que foi ensinado. Desta maneira, ou seja, com a utilização desse método a ciência é valorizada na educação, no entanto a educação também é valorizada com a ciência. Logo, trata-se de de uma produção de conhecimento que pode ser considerada através de métodos que são complementares.

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