Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Epistemologias do Sul

http://www.youtube.com/watch?v=p7Jnm85ukow

O vídeo apresentado na disciplina Filosofia da Ciência é relativo à fala do Professor Boaventura Sousa Santos no Rio Grande do Sul. Em sua palestra, o professor discorre sobre o seu livro, Epistemologias do Sul, que trata sobre as práticas e saberes dos movimentos sociais ao longo da História e seu embate com o Capitalismo. 

Epistemologias do Sul desta forma apresenta o monopólio do conhecimento reforçado pela conduta capitalista e defende a rutura deste paradigma. 

Para o professor não se vislumbra o fim do Capitalismo entretanto, afirma que por princípio histórico todos os fatos tem início, meio e fim. 

Na atualidade, a insatisfação não se dá pelo fato de não termos e sim porque o que não temos não foi partilhado. Desta forma, a luta dos movimentos sociais historicamente construída é massacrada pelo capitalismo que age de forma a reduzir os movimentos apenas ao vocábulo em si. Ou seja, os sindicatos tornaram-se adjetivos e não a busca pelas condições de trabalho para as classes que representam, assim como a luta pela democracia, movimentos representantes de classes que antes eram invisíveis e tentam levar a sua busca na batalha cotidiana contra o Capitalismo. 

Desta maneira, o professor expõe a incoerência entre o que se precisa, o que se pede e o que se recebe ou aceita-se como resposta. Como exemplo, cita a necessidade de expansão dos direitos humanos e a violação destes mesmos direitos em detrimento da sua conquista ou para que sirva de cortinas a um mal maior como a exposição de presos iraquianos por soldados americanos submetidos a condições desumanas para esconder a própria invasão dos EUA. 

Traçando-se um paralelo entre a atual situação política do Brasil e a fala do professor, eu, conhecida e publicamente sabido corrupto sou a solução para a corrupção do meu país e para a defesa da Democracia nem que para isto, eu destrua todo o processo democrático para que lá seja sempre perene. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário